Angola-África
Seja Bem-Vindo ao meio de amigos Angolanos e que por aqui queremos recordar e reviver como os membros e amigos.
tudo o que ja viveram, se regsitre e fique a vontade.

Somente membros podem visualizar alguns assuntos, portanto, não perca tempo e cadastre-se.

Kiss a todos.

Angola-África


 
InícioPortalCalendárioFAQRegistrar-seLogin
Login
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha
Flash Chat
twitter Passarinho
Últimos assuntos
» músicas do meu tempo.
Dom Out 05, 2014 4:29 pm por Alexandre Santos

» Musicas só Angolanas
Dom Out 05, 2014 1:18 pm por Carla Carinhas

» PROCURO FAMILIA MATERNA
Sex Out 03, 2014 7:31 pm por Carla Carinhas

» FALANDO COM DEUS.
Sab Jun 07, 2014 8:07 pm por mariajoaomarques

» Procura-se Angolanos - Ex-colegas - Amigos Infancia - Todos
Seg Jun 02, 2014 11:50 pm por Shelcea Correa

» Compre passaportes , carteira de motorista
Ter Maio 06, 2014 1:15 pm por Fabioluiz11

» Compre passaportes , carteira de motorista
Ter Maio 06, 2014 1:14 pm por Fabioluiz11

» Compre passaportes , carteira de motorista
Ter Maio 06, 2014 1:09 pm por Fabioluiz11

» Compre passaportes , carteira de motorista
Ter Maio 06, 2014 1:09 pm por Fabioluiz11

» A verdadeira Páscoa.
Dom Abr 20, 2014 1:24 am por Alexandre Santos

» Eventos Culturais e Cultura
Qui Mar 27, 2014 4:44 pm por Alexandre Santos

» noticias Angola em Geral
Dom Mar 16, 2014 8:39 pm por mariajoaomarques

» Poemas Antonio Ausgusto Aguiar
Sab Dez 28, 2013 3:40 am por Alexandre Santos

» NATAL !!
Sab Dez 28, 2013 3:30 am por Alexandre Santos

» Respostas de Natal
Qui Dez 19, 2013 2:54 pm por Carla Carinhas

» Moda Africana no Brasil
Sex Ago 02, 2013 11:15 pm por Lucas Ryman

» Designer Decoração Africana
Sab Jul 27, 2013 3:13 am por Maristela Ibaldo

» compra de tecidos
Sex Jul 19, 2013 12:30 am por Alexandre Santos

» Qua maior valor do mundo e Qual o seu Valor??
Seg Maio 27, 2013 8:23 pm por Alexandre Santos

» VERSOS SOLTOS
Seg Maio 27, 2013 8:13 pm por Alexandre Santos

» fotos impressionantes de 2008
Sex Maio 17, 2013 1:56 pm por mariajoaomarques

» Luanda Noticias Frescas
Seg Abr 22, 2013 5:30 pm por mariajoaomarques

» Poetas Portugueses
Sex Mar 22, 2013 3:36 pm por mariajoaomarques

» Projetos Incriveis
Qui Mar 21, 2013 12:06 am por Alexandre Santos

» Arte em ovos de avestruz
Dom Mar 17, 2013 4:52 pm por Carla Carinhas

» Lubango Noticias Frescas
Qua Mar 13, 2013 7:26 pm por mariajoaomarques

» Cunene Notícias
Qua Mar 13, 2013 7:16 pm por mariajoaomarques

» Penteados Africanos
Seg Fev 18, 2013 8:13 pm por SONIA LAGE

» Aviação em Angola
Sab Fev 16, 2013 12:51 pm por Carla Carinhas

» Kwanza Norte noticias frescas
Sab Fev 16, 2013 12:49 pm por Carla Carinhas

Horas e Previsão do Tempo

Aqui o Sapo
Baixar Imagens
Radio Direto Angola
Nova pagina 2

Parcerias e Apoio
Nova pagina 1

Fusion ART - Produtos Personalizados

Loja Virtual Presentes

UOL HOST hospedagem de sites. Clique e conheça!

Tenha estes produtos em sua mesa.

 

 

 

 

 

Rádio que o Fórum Apóia

Campanhas
 
Compartilhe | 
 

 Benguela Noticias da Hora

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... 8, 9, 10, 11  Seguinte
AutorMensagem
lobo
Membros Ativos
Membros Ativos


Data de inscrição: 04/08/2008
Número de Mensagens: 3701

MensagemAssunto: Re: Benguela Noticias da Hora   Qua Jun 02, 2010 1:33 am

Benguela
Encerrado segundo curso básico de Bombeiros Sapadores


Benguela - Um total de cento e trinta e seis jovens de ambos os sexos, terminaram hoje (segunda-feira), na Escola de Formação Regional Centro da Polícia Nacional em Benguela, o segundo curso básico de Bombeiros Sapadores.
A acção formativa, com a duração de quatro meses, teve 17 unidades didácticas, distribuídos em 19 semanas, onde foram ministradas matérias sobre formação geral com instrução militar, ordem unida, armamento e tiro, continências e honras militares, formação técnica profissional, técnica policial, noções de electricidade, tácticas das forças de segurança, noções de fenomenologia de combustão criminalística e legislação rodoviária.
Ética e deontologia profissional, noções de pré hospitalar, de comunicações e informática, táctica de extinção de incêndio, meios técnicos e protecção do mesmo, formação jurídica, noções de introdução ao estudo de direito e educação física e defesa pessoal, foram outros temas ministrados durante o curso.
O director provincial dos Serviços de Migração Estrangeira, Mariano Miguel, em representação do Comandante Provincial de Benguela da Polícia Nacional, comissário, António Maria Sita, ao presidir o acto recordou aos formados que o órgão na qual foram
admitidos, representa um serviço público de imprescindível importância, cujos propósitos se revestem de elevado perigo, tendo em conta os riscos com que se confrontam diariamente.
Mariano Miguel defendeu a necessidade de continuamente reforçar a capacidade técnica-profissional, para que os formandos se adaptem rapidamente aos meios técnicos e materiais que lhes serão postos a disposição e assim prestarem um serviço de qualidade à população.
O responsável adiantou ainda que a entrega ao trabalho e a dignificação do órgão, dentro e fora das unidades de bombeiro em perfeita convivência com as demais estruturas da delegação provincial do Minint e da população em geral, devem ser o principal desiderato a ser por todos atingido, para que o combate contra a extinção de incêndios, regaste e salvamento, em acidentes de viação, intervenção das calamidades naturais e outros actos da acção humanitária sejam corados de êxitos.
Fez saber que o processo de acção formativa que ora termina, visou dotar os formados de materiais essencialmente virados para salvaguarda e protecção dos interesses dos cidadãos, exortando os finalistas a dedicarem particular atenção ao exercício da sua actividade, no que diz respeito a aproximação com a população, com vista a elevar os níveis de disciplina, responsabilidade e organização.
Chamou particular atenção, no sentido de manterem uma postura digna e isenta de qualquer erro que coloca em causa o bom-nome do referido serviço e do ministério.
Por outro lado, o director adjunto do Centro de Formação Regional da Polícia Nacional, Miguel Luna, considerou o aproveitamento dos novos efectivos incorporados no serviço de protecção civil na especialidade de bombeiros sapadores, de positivo, na qual foram
seleccionados 136 candidatos, sendo 169 previstos, onde 39 são do sexo feminino e 10 reprovaram devido ao baixo nível de escolaridade.
Referiu igualmente que acção formativa foi ministrada por um corpo de instrutores composto por 19 efectivos, dos quais sete instrutores do comando provincial dos serviços de protecção de bombeiros, na matéria de especialidade especifica.
Assistiram a cerimónia, que foi marcada pela entrega de certificados e estímulos, demonstração de incêndio com meios rudimentares e com extintores de pó químico, membros do Conselho Consultivo do MININT e do Centro Regional, comandantes municipais e directores de escolas, oficiais, sargentos, agentes, trabalhadores civis e convidados.
Voltar ao Topo Ir em baixo
lobo
Membros Ativos
Membros Ativos


Data de inscrição: 04/08/2008
Número de Mensagens: 3701

MensagemAssunto: Re: Benguela Noticias da Hora   Qui Jun 03, 2010 2:20 am

Benguela
Responsável apela a reflexão sobre actuais condições socio-económicas das famílias


Ganda - A directora provincial da Assistência e Reinserção Social em Benguela, Marinela Sendala, apelou, nesta terça-feira, no município da Ganda, a sociedade a uma reflexão sobre as actuais condições socio-económicas das famílias responsáveis pela vida, crescimento e desenvolvimento da criança.
Marinela Sendala, que falava durante o acto central provincial do 1 de Junho, Dia Internacional da Criança, em representação do governador provincial, Armando da Cruz Neto, adiantou que a sociedade e o Estado em estreita colaboração devem assegurar a protecção contra todas as formas de violência, abandono, discriminação, opressão, exploração e excesso abusivo de autoridade na família.
Segundo a responsável, as políticas públicas no domínio da família, educação e saúde devem salvaguardar o princípio de superintendência da criança como forma de garantir o seu pleno desenvolvimento físico, psíquico e cultural.
De acordo com Marinela Sendala, devem ser condenados todos os actos de maus-tratos, como abusos sexuais, exploração do trabalho infantil, crianças violentadas e acusações de feiticeira.
Por seu turno, a directora provincial em exercício do Instituto Nacional da Criança em Benguela, Maria Madalena, reconheceu que o Governo e seus parceiros sociais têm empreendido esforços na promoção e salvaguarda dos direitos da criança no país.
Maria Madalena reafirmou que o engajamento do Governo vem expresso na convenção internacional dos direitos da criança, através da implementação dos 11 compromissos assumidos pelas Nações Unidas, tendo indicado como factos mais recentes a criação, pelo Inac, do sistema SOS Criança, cujo objectivo visa despertar a sociedade para os hábitos de denúncia dos actos de violência contra criança.
Apontou, como outros exemplos, a assinatura do protocolo de parceria com o projecto da rede das associações de pessoas com deficiência, que consiste na eliminação das formas de trabalho infantil, descriminação social e integração de criança no sistema normal de ensino.
Acrescentou que todos os compromissos da nação e da província em particular, fazem-se sentir no plano social e das mudanças das mentalidades, daí a necessidade de conjugar esforços para inverter o actual quadro dramático das crianças.
"Exige-se a conjugação contínua de sinergias e de criação de estratégia multi-sectoriais para a isenção deste quadro", disse a directora, considerando que, para os abusos sexuais e violência física, urge a necessidade de se aprimorar os mecanismos de protecção, promover a cultura e canais para criar formas de denúncias das vítimas destas práticas, baseando-se num ambiente protector e aos agressores a severa punição.
Fez saber que a protecção da criança no contexto onde se regista a luta diária pela sobrevivência ainda é insignificante, mas a viragem política e social do país tem permitido ao Inac implementar a política da sua advocacia.
Defendeu que o Inac, como observador provincial, tem registado significativos avanços na melhoria das condições sociais das crianças na educação, saúde, energia e água, denúncia da violência contra a criança e outros sectores da vida social.
Acrescentou que, para o efeito, torna-se necessário proporcionar às crianças um ambiente seguro e estável com condições indispensáveis para a sua sobrevivência, crescimento e desenvolvimento multifacetado, tendo exortado a sociedade a contínua reflexão sobre os direitos da criança, combate à violência contra criança para minimizar os riscos da sua dignidade física e psicológica.
Para a responsável, a denúncia de todos actos de violência contra a criança deve fazer com que cada adulto sinta-se necessariamente como um protector.
Voltar ao Topo Ir em baixo
lobo
Membros Ativos
Membros Ativos


Pais Residente:
Localização: PORTO DA ESPADA-MARVÃO
Data de inscrição: 04/08/2008
Masculino
Número de Mensagens: 3701
Idade: 46
Humor: TEM DIAS

MensagemAssunto: Re: Benguela Noticias da Hora   Qua Jun 09, 2010 1:10 am

Benguela
Munícipes do Chongoroi solicitam abertura de agência bancária

Chongoroi - Os munícipes do Chongoroi, a 150 quilómetros a sudeste da cidade de Benguela, solicitaram às autoridades competentes a abertura de uma agência bancária na localidade, visando facilitar o levantamento de salários dos funcionários públicos.
Ao falar hoje (terça-feira) à Angop, vários munícipes declararam que a abertura de uma agência no Chongoroi poderá facilitar o acesso ao crédito e o levantamento do ordenado com maior segurança e rapidez, por parte dos empresários e trabalhadores locais.
Moisés Venceslau Lucanga, professor, afirmou que tem enfrentado muitas dificuldades no levantamento do seu salário que é depositado no Banco de Poupança e Crédito (BPC), porque a vila não possui qualquer agência desta instituição financeira.
Realçou que, para o efeito, tem se deslocado à cidade de Benguela, acto que considerou prejudicial ao normal percurso das aulas.
Considerou também que o aumento do número de trabalhadores no município, fruto do concurso público para admissão de pessoal realizado recentemente, já justifica a abertura de uma agência bancária.
Para a professora Bibiana Domingas, é constrangedor a falta de agências do BPC no município. Já o administrador municipal, Francisco Albertino Miguel, mostrou-se esperançado na concretização deste desejo, pois segundo afirmou há intenção neste sentido, tendo avançado como data limite o mês de Dezembro deste ano, para o BPC.
Anunciou, no entanto, que o município será contemplado, nos próximos três meses, com um balcão do Banco BIC.
O município do Chongoroi, com uma população estimada em 91 mil e 148 habitantes, possui duas comunas, nomeadamente Bolonguera e Kamuine, e até ao momento não tem nenhuma agência bancária.

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
lobo
Membros Ativos
Membros Ativos


Pais Residente:
Localização: PORTO DA ESPADA-MARVÃO
Data de inscrição: 04/08/2008
Masculino
Número de Mensagens: 3701
Idade: 46
Humor: TEM DIAS

MensagemAssunto: Re: Benguela Noticias da Hora   Sab Jun 12, 2010 12:17 am

11-06-2010 14:21


Mundial2010
Telas do Estádio de Ombaka podem estar disponíveis aos adeptos


Benguela
– O director provincial de Benguela da Juventude e Desportos, Pedro
Garcia, manifestou quinta-feira, a disponibilidade do Executivo em
abrir o Estádio Nacional de Ombaka para o caso de os adeptos locais
quiserem assistir aos jogos do Mundial em tela gigante
O
dirigente desportivo avançou essa intenção em declarações à Angop, a
propósito dos preparativos da província de Benguela, face à abertura da
maior cimeira mundial de futebol ocorrida esta tarde na África do Sul.
Segundo
Pedro Garcia, as telas gigantes do estádio podem servir à sociedade,
caso esta venha a solicitar e o Governo Provincial de Benguela
reconhecer a conveniência na intenção.
“Se
a sociedade quiser, abriremos as portas do Estádio Nacional de Ombaka a
qualquer pedido, de tal sorte que os torcedores assistam aos jogos
juntos”, frisou.
Nessa
senda, descartou a possibilidade de o governo instalar telas gigantes
nas principais artérias da cidade de Benguela, porque isso depende da
dinâmica da sociedade civil.
“Não
há qualquer compromisso do governo quanto a isso, até porque o país
acaba de ser há pouco tempo anfitrião do CAN2010 e não há condições
financeiras para tal”, sublinhou.

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
lobo
Membros Ativos
Membros Ativos


Pais Residente:
Localização: PORTO DA ESPADA-MARVÃO
Data de inscrição: 04/08/2008
Masculino
Número de Mensagens: 3701
Idade: 46
Humor: TEM DIAS

MensagemAssunto: Re: Benguela Noticias da Hora   Seg Jun 14, 2010 1:55 am

Benguela
Governo quer maior intervenção na resolução dos problemas dos cidadãos

Ganda - O vice-ministro para os Assuntos Institucionais e Eleitorais, Adão de Almeida, defendeu nesta sexta-feira, no município da Ganda, 220 quilómetros a sudeste da cidade de Benguela, a necessidade de se dar maior valorização ao papel e a intervenção dos municípios, visando a resolução de principais problemas dos cidadãos.
Falando no encontro com membros do conselho municipal de auscultação e concertação social daquela localidade, Adão de Almeida abordou sobre a nova visão estratégica que se pretende implementar, fruto do conjunto de orientações do chefe do executivo, José Eduardo dos Santos, visando dar autonomia da gestão administrativa mais próximo aos cidadãos.
Considerou que os municípios, através das administrações, são as autoridades administrativas que se encontram mais próximos dos cidadãos e daí devem proporcionar melhores condições para resolver determinados problemas locais.
“A nova visão permitirá um novo enquadramento, realidade e seguramente uma maior capacidade das administrações municipais para fazer face ao conjunto de problemas dos seus habitantes”, disse.
Adão de Almeida recordou a experiência de um conjunto de perspectivas realizadas, baseadas no mais recente programa Fundo de Apoio a Gestão Municipal, criado com base nos problemas que visava um reforço da capacidade de actuações para melhoria das condições de vida dos populares.
Segundo o responsável, o Fundo de Apoio a Gestão Municipal vigorou durante cerca de dois anos e não foi implementado como o desejado, devido à crise financeira mundial, estando agora em via de substituição por um novo sistema denominado regime financeiro local, que permitirá que uma maior capacidade de intervenção e de arrecadação das receitas seja do nível municipal.
Afirmou que o novo sistema vai permitir igualmente com que uma percentagem de determinadas receitas sejam arrecadadas, retidas e destinadas ao município, cuja capacidade da sua organização, fruto de conjunto de actividades de natureza económica e não só, sejam realizadas na região, para que se tenha uma boa capacidade de gestão dos fundos próprios.
Para fazer face ao processo de resolução dos problemas mais prementes da comunidade, acrescentou, o fundo é um passo em direcção à descentralização administrativa, que tem como um dos objectivos políticos, assumidos por todos os angolanos.
Precisou que essa experiência poderá trazer mais benefícios no que respeita à capacidade de intervenção de cada administração municipal e resolver as principais dificuldades que o município vai apresentando, tendo exortado para o efeito, a colaboração de todos os munícipes.
Deu ainda a conhecer aos presentes que os problemas não são resolvidos somente com a intervenção da administração municipal e as estruturas provinciais e centrais tem também as suas obrigações em relação algumas determinadas tarefas que têm sido gradualmente resolvidas.
Na ocasião, o vice-ministro foi informado pelo administrador da Ganda, Caetano Mateus Lopes, sobre o abandono das obras sociais por alguns empreiteiros que eram adjudicados, dificuldades na obtenção de certidões narrativas de nascimentos dado os elevados custos na conservatória de registo civil e a ocupação anárquicas de terrenos das reservas fundiárias do Estado.
O administrador informou também sobre a fuga de muitos quadros e funcionários da administração municipal e comunais e de outros dos serviços públicos, para outros sectores devido os baixos salários, tendo solicitado o recrutamento de mais pessoal, sobretudo para auxiliares de limpeza.
Precisou ainda a criação de um núcleo para o ensino superior na localidade, uma vez existir no município cerca mil e 900 finalistas do ensino médio, sem possibilidade de prosseguir so seus estudos.
Caetano Mateus Lopes manifestou-se preocupado pelo estado actual de degradação do hospital municipal, que corre o risco de desabar, caso não haja uma intervenção urgente para a sua reabilitação, assim como a roturas de medicamentos para assistência aos doentes.
Defendeu ainda a necessidade da instalação de um balcão do BPC para bancarização de salários dos trabalhadores da função pública.
Acompanharam a visita do vice-ministro, membros do seu pelouro e o director provincial para o registo eleitoral, Tuca Manuel.

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
lobo
Membros Ativos
Membros Ativos


Pais Residente:
Localização: PORTO DA ESPADA-MARVÃO
Data de inscrição: 04/08/2008
Masculino
Número de Mensagens: 3701
Idade: 46
Humor: TEM DIAS

MensagemAssunto: Re: Benguela Noticias da Hora   Sex Jun 18, 2010 3:44 am

Benguela
Ministra destaca potencialidades economicas de Benguela e Kwanza Sul


Benguela - A ministra do Comércio, Idalina Valente, destacou quarta-feira, nesta cidade, as potencialidades económicas das províncias de Benguela e do Kwanza Sul no desenvolvimento sustentado das duas regiões.

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
lobo
Membros Ativos
Membros Ativos


Pais Residente:
Localização: PORTO DA ESPADA-MARVÃO
Data de inscrição: 04/08/2008
Masculino
Número de Mensagens: 3701
Idade: 46
Humor: TEM DIAS

MensagemAssunto: Re: Benguela Noticias da Hora   Sab Jun 19, 2010 4:36 am

Desenvolvimento
Ministra destaca potencialidades economicas de Benguela e Kwanza Sul

Benguela - A ministra do Comércio, Idalina Valente, destacou quarta-feira, nesta cidade, as potencialidades económicas das províncias de Benguela e do Kwanza Sul no desenvolvimento sustentado das duas regiões.
Idalina Valente fez essa apreciação quando falava na abertura da I Conferência Internacional sobre o Desenvolvimento das províncias de Benguela e do Kwanza Sul, que decorre até sexta-feira sob égide da Universidade Katyavala Bwila (UKB).
Notou que o Porto do Lobito é de inegável importância, pois permite a entrada dos bens necessários da região e a saída dos excedentes de produção, e os Caminhos-de-ferro de Benguela, cuja revitalização se torna necessária, intervém na deslocação de pessoas e transporte de mercadorias quer para o interior quer para outros países.
Quanto ao turismo, assinalou as praias marítimas e fluviais da região, as cachoeiras, as áreas destinadas ao agro-turismo e as com características colectivas, como a Conda (Kwanza Sul) e o do Balombo (Benguela).
A conferência tem em destaque os temas “Ambiente e desenvolvimento”, “As cidades no contexto das bacias hidrográficas”, “As energias renováveis como alternativas para o desenvolvimento” e “Combate à pobreza e à exclusão social”.

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
lobo
Membros Ativos
Membros Ativos


Pais Residente:
Localização: PORTO DA ESPADA-MARVÃO
Data de inscrição: 04/08/2008
Masculino
Número de Mensagens: 3701
Idade: 46
Humor: TEM DIAS

MensagemAssunto: Re: Benguela Noticias da Hora   Ter Jun 22, 2010 4:01 am

Tóxicos dependentes terminam reabilitação em Benguela


Benguela - Sessenta cidadãos tóxico-dependentes, de ambos os sexos, internados desde 2009 no Centro de Reabilitação da Cruz Azul de Angola, nos arredores da cidade de Benguela, terminaram a reabilitação a que estavam submetidos para a sua reinserção na sociedade.

Falando à Angop, o director da Cruz Azul de Angola em Benguela, Castilho Singelo, disse que a recuperação dos indivíduos se baseou na moralização individual e colectiva através da educação cristã e da ocupação dos tempos com trabalho socialmente útil, durante 12 meses.

Fez saber que os cidadãos são, além de Benguela, das províncias de Luanda, Huíla e Namibe, manifestando-se satisfeito devido ao facto de os mesmos terminaram a sua reabilitação que os garante a reintegração social segura.

Também se mostrou preocupado com o aumento do número de pessoas que enveredam para o mundo das drogas devido à desestruturação das famílias, a pobreza e a outros problemas sociais que os apoquenta diariamente.

Neste momento, referiu, ainda se encontram no centro pelo menos centenas de tóxicos dependentes, entre jovens, adultos e idosos, tendo por isso solicitado mais apoio para a concretização dos programas traçados.

Além disso, denunciou a existência de crianças desfavorecidas com até 10 anos que inalam gasolina na via pública, apelando por isso aos pais para melhor acompanharem os filhos, evitando que estes se desviem das normas éticas morais e entrem em conflito com a lei.
O centro de reabilitação da Cruz Azul existe em Benguela desde 1998.

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
lobo
Membros Ativos
Membros Ativos


Pais Residente:
Localização: PORTO DA ESPADA-MARVÃO
Data de inscrição: 04/08/2008
Masculino
Número de Mensagens: 3701
Idade: 46
Humor: TEM DIAS

MensagemAssunto: Re: Benguela Noticias da Hora   Qui Jun 24, 2010 1:36 am

Benguela
Ganda assinala 41 anos de existência

Ganda - O município da Ganda, 221 quilómetros a sudeste da cidade de Benguela, assinala, nesta quinta-feira, o quadragésimo primeiro aniversario desde que ascendeu a categoria de cidade, a 24 de Junho de 1969, sob portaria número 16.243 do então governador-geral das colónias portuguesas em Angola.
Para assinalar a data estão a ser realizadas diversas actividades políticas, músico-culturais, desportivas e recreativas, campanha de limpeza e embelezamento da cidade, assim como visita as obras de construção de uma escola primária na povoação da Chimboa.
Desde a abertura oficial da jornada comemorativa, a 16 do mês em curso, promoveram-se palestras sobre os ganhos da reconstrução nacional, delinquência juvenil, prevenção do meio ambiente e um debate radiofónico sobre o surgimento da Ganda, hábitos e costumes.
O ponto alto da efeméride será a realização de uma missa de acção de graças na paroquia de São João Baptista, na cidade da Ganda, que contará com a intervenção do administrador municipal, Caetano Mateus Lopes, e seguir-se-á um almoço de confraternização e tarde desportiva e recreativa.
Fundando entre 1922/1923, antes de passar a categoria de cidade, a Ganda era chamada vila Mariano Machado, nome de um colonizador português, tendo em 1960 criado o clube recreativo e beneficente.
Com uma população estimado em 257 mil e 349 habitantes, a Ganda é uma região com cerca de mil e 914 quilómetros quadrados e está administrativamente subdividida em quatro comunas, sendo a Babaera, Casseque, Chikuma e Ebanga, que faz limite a norte com o município do Balombo, a sul com Kaluquembe, oeste Cubal e sudoeste com Caconda.
A região é atravessada por duas vias de capital importância para o desenvolvimento, os Caminhos-de-Ferro de Benguela (CFB) e a estrada nacional 260, que liga a província de Benguela/Huambo, bem como a via secundaria Kaluquembe/Ganda/Balombo.
Os primeiros povos a habitarem esta região foram os vandombe, que depois da sua fuga foi ocupada pelos vangandas, oriundos da Caala (Huambo) e conhecidos como Ganda lá kawe, a partir dai a região passou a chamar-se Ganda, em honra a proveniência dos povos do wambo da Ganda lá kawe.
O território da Ganda é drenado por rios fluviais de relativa importância no aproveitamento hídrico como a Catumbela, Cubal da Hanha, Bonga, Dongoraca, Indongo, Kwatti, estando também as colinas e montanhas, cujas riquezas das águas e terras dão aos campos aptidões de produção de quase todas espécies culturais baseado nos climas temperados e inter-tropicais.
O repovoamento florestal da plantação de eucaliptos, pinho e cedro encontrou nesta região um significado campo de acção no desenvolvimento económico e social, o que levou em 1958 a instalação do complexo industrial da celulose e papel de Angola (ccpa).
Também foi precisamente nos anos de 1973, que actividade industrial toma corpo com a instalação das fábricas transformadoras de salsicharia, concentrados de conservas de carnes, horto-frutícolas da talim e Buçaco, bebidas espirituosas da fazenda prazeres, descasque e torrefacção do café, instituto de investigação veterinária de Angola (zootécnica).
A Ganda é uma região potencialmente rica na produção agrícola e agro-pecuária, industrial, cultural com grande diversidade de zonas turísticas.

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
lobo
Membros Ativos
Membros Ativos


Pais Residente:
Localização: PORTO DA ESPADA-MARVÃO
Data de inscrição: 04/08/2008
Masculino
Número de Mensagens: 3701
Idade: 46
Humor: TEM DIAS

MensagemAssunto: Re: Benguela Noticias da Hora   Qua Jul 07, 2010 2:25 am

Benguela
Fundação Lwini doa bens a crianças e mulheres deficientes

Benguela - A Fundação Lwini procedeu hoje (terça-feira),em Benguela, a entrega de bens diversos as crianças deficientes residentes
no Lar Anjo da Guarda, numa acção testemunhada pela primeira-dama da República Ana Paula dos Santos.
Dos bens doados há a destacar cadeiras de rodas, triciclos, material didáctico, aparelhos de som (gravadores), televisores e seus respectivos DVD.
A irmã Margarida Bayeta, responsável do Lar Anjo da Guarda, manifestou a sua satisfação pelo facto de os bens doados poderem contribuir na melhoria das condições sociais dos 70 petizes residentes naquela “Casa” fundada pela igreja católica.
Disse que a doação de triciclos e cadeiras de rodas vai ajudar as crianças deficientes a frequentarem aulas ou se deslocarem dum sítio para outro sem maiores dificuldades.
O gesto da Fundação Lwini foi extensivo à Associação das Mulheres deficientes, também da cidade de Benguela, que a exemplo do Lar Anjo da Guarda receberam triciclos, cadeiras de rodas e máquinas de costura.
Na ocasião, a responsável da Associação das Mulheres Deficientes de Benguela, a madre Maia Parecida, enalteceu o gesto da Fundação Lwini tendo considerado ser uma acção humanista que visa valorizar pessoas portadoras de deficiências.
Já Domingas Nandjeje, uma das contempladas na doação de uma cadeira de rodas, disse que a presidente da Fundação Lwini que é igualmente a primeira-dama da República, Ana Paula dos Santos, proporcionou-lhes algo que só Deus pode retribuir através de bênçãos de longa vida.
Por seu turno, a vice-presidente da Fundação Lwini, Joana Lina Baptista,informou que a sua organização vai continuar a prestar maior atenção aos problemas dos deficientes como objecto social pelo qual foi criada.

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
lobo
Membros Ativos
Membros Ativos


Pais Residente:
Localização: PORTO DA ESPADA-MARVÃO
Data de inscrição: 04/08/2008
Masculino
Número de Mensagens: 3701
Idade: 46
Humor: TEM DIAS

MensagemAssunto: Re: Benguela Noticias da Hora   Seg Jul 12, 2010 7:35 pm

12-07-2010 18:41

Justiça
Magistrados Públicos avaliam situação criminal em Benguela
Ganda - Os membros do Conselho Provincial da Magistratura consideram neste final de semana, no município da Ganda, província de Benguela, positivas as actividades desenvolvidas pelo órgão, durante o último trimestre do ano em curso, por não se ter registado excessos de prisão preventiva.
A avaliação resultou da reunião que visou analisar o actual estado da situação sócio-criminal na província, bem como dos reclusos que aguardam por julgamento, onde os participantes concluíram que durante o período em causa, as acções decorreram nos termos da lei.
Recomendaram ainda, maior engajamento dos magistrados do Ministério Público para melhor prestação de serviços, visando a resolução dos problemas dos cidadãos.
Por seu lado, o juiz presidente do Tribunal Provincial de Benguela, Cristino Morales de Abril, que presidiu a reunião manifestou-se satisfeito pela evolução na organização institucional, melhor controlo de instrução processual, bem como pela situação carcerária dos detidos.
Durante o encontro foram igualmente analisados o comportamento criminal e estado de prontidão dos órgãos intervenientes da Justiça para fazer face a actual demanda, assim como a vida de cada órgão de justiça.
Participaram do encontro juízes de direito provincial de Benguela e Lobito, juízes municipais, procuradores junto da polícia, directores de investigações criminal, polícia económica, delegado provincial do interior, responsáveis da ordem dos advogados, dentre outros convidados.

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
lobo
Membros Ativos
Membros Ativos


Pais Residente:
Localização: PORTO DA ESPADA-MARVÃO
Data de inscrição: 04/08/2008
Masculino
Número de Mensagens: 3701
Idade: 46
Humor: TEM DIAS

MensagemAssunto: Re: Benguela Noticias da Hora   Qua Jul 14, 2010 10:48 pm

14-07-2010 17:53

Benguela
Sindicato dos Trabalhadores das Industrias Metalúrgicas realiza conferência provincial

Benguela - O sindicato dos Trabalhadores das Industrias Metalúrgicas, Extractivas, Químicas e Electricidade realiza nesta quinta-feira, no município do Lobito, província de Benguela, a terceira conferência provincial, para analisar a situação sindical.
De acordo com o programa a que a Angop teve hoje acesso, no encontro, com a duração de algumas horas, os delegados vão apresentar, discutir e aprovar o relatório de balanço e contas, bem como o parecer do Conselho Fiscal e do Controlo e do projecto dos estatutos do sindicato.
A eleição do conselho provincial e do presidente do Sindicato são outros assuntos agendados para a conferência, que contará com a participação de delegados dos nove municípios da província.

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
lobo
Membros Ativos
Membros Ativos


Pais Residente:
Localização: PORTO DA ESPADA-MARVÃO
Data de inscrição: 04/08/2008
Masculino
Número de Mensagens: 3701
Idade: 46
Humor: TEM DIAS

MensagemAssunto: Re: Benguela Noticias da Hora   Ter Jul 20, 2010 9:52 pm

20-07-2010 19:55

Benguela
Polícia alerta para risco de objectos aliciantes em viaturas

Benguela - O comando provincial da Polícia Nacional em Benguela aconselhou hoje os motoristas a evitarem expor objectos como carteiras e computadores portáteis no interior de viaturas, a fim de diminuir-se o risco de roubos e outros crimes na via pública.

De acordo com um comunicado da corporação, chegado à Angop, esta medida visa conter os casos de furto concorrido com danos no interior de viaturas, que têm sido praticados por jovens no casco urbano das cidades de Benguela e Lobito.

O documento refere que, no primeiro trimestre do ano em curso, foram registados 21 crimes de furtos concorridos com danos no interior de viaturas.

Para prevenir tais crimes, adianta a nota, o comando provincial da Polícia Nacional alerta a população dos município de Benguela e Lobito, principalmente aos utentes de viaturas, que ao estacionarem em locais escuros devem trancar convenientemente as portas e evitar deixarem à vista objectos aliciantes.

O comando provincial aconselha, por outro lado, que os cidadãos evitem mandar crianças aos locais de venda de cartões de recarga de telemóveis, junto dos restaurantes, pedindo que a população denuncie aos piquetes das esquadras da polícia.
Apelou para a denúncia de práticas de quebra de vidros das viaturas concorridas ou não, de furtos e quaisquer outras que atentam à integridade física ou patrimonial da população.

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
lobo
Membros Ativos
Membros Ativos


Pais Residente:
Localização: PORTO DA ESPADA-MARVÃO
Data de inscrição: 04/08/2008
Masculino
Número de Mensagens: 3701
Idade: 46
Humor: TEM DIAS

MensagemAssunto: Re: Benguela Noticias da Hora   Qui Jul 22, 2010 10:04 pm

22-07-2010 19:17

Benguela
OMA promove palestra sobre situação da mulher africana no continente

Benguela - Uma palestra subordinada ao tema "A situação da mulher Africana no contexto socio-político, económico e social no continente" será realizada, nesta sexta-feira, na cidade de Benguela, para saudar o Dia da Mulher Africana, a assinalar-se a 31 do corrente mês.
A palestra, uma promoção do secretariado provincial de Benguela da Organização da Mulher Angolana (OMA), em parceria com a direcção do colégio EL- OSCAR Global-comunicação, é dirigida aos membros da organização, juventude, sociedade civil, igrejas e estudantes.
Os participantes ao evento, que será proferida pela secretária do departamento para as relações exteriores do secretariado nacional da OMA, Adélia de Carvalho, e pelo professor universitário Mário pinto de Andrade, vão abordar temas sobre o contributo que as mulheres prestam, tanto na família como em prol do desenvolvimento no continente africano, condição do meio rural e urbano, bem
como a sua economia informal.
A luta pela igualdade do género, a necessidade das forças sociais de continuarem a buscar o equilíbrio no sentido da defesa dos direitos da mulher em especial e humanos em geral e as responsabilidades que ocupam hoje na administração pública, estatal e privada são outros temas que serão abordados durante a palestra
A palestra, que decorrerá sob o lema "Educar uma mulher é educar uma família", contará ainda com a participação de deputados da bancada parlamentar do MPLA, membros do comité central e nacional da OMA e a secretária do departamento para as relações exteriores da organização feminina.

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
lobo
Membros Ativos
Membros Ativos


Pais Residente:
Localização: PORTO DA ESPADA-MARVÃO
Data de inscrição: 04/08/2008
Masculino
Número de Mensagens: 3701
Idade: 46
Humor: TEM DIAS

MensagemAssunto: Re: Benguela Noticias da Hora   Seg Ago 02, 2010 5:16 pm

02-08-2010 12:46


Benguela
População do Dombe Grande instada a aderir a actualização do registo eleitoral


Baía
Farta - A população da comuna de Dombe Grande, na província de
Benguela, foi chamada a aderir, sem reservas, ao processo de
actualização do registo eleitoral, iniciado sexta-feira última no país

O
apelo do primeiro secretário municipal do Mpla na Baía Farta, Filipe
Semente, ocorreu num acto político, no final de semana, tendo explicado
que o registo eleitoral é um direito de cidadania que habilita o
indivíduo a participar da escolha, livremente, dos dirigentes e o
partido do seu coração.
Aos
militantes simpatizantes e amigos do partido pediu empenho na
mobilização da população para participação consciente nos actos
concorrentes a preparação dos próximos pleitos eleitorias.
Durante
a sua estada no Dombe Grande, Filipe Semente reuniu-se com membros do
comité municipal do partido, da Oma e Jmpla, assim como auscultou as
autoridades tradicionais.

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
lobo
Membros Ativos
Membros Ativos


Pais Residente:
Localização: PORTO DA ESPADA-MARVÃO
Data de inscrição: 04/08/2008
Masculino
Número de Mensagens: 3701
Idade: 46
Humor: TEM DIAS

MensagemAssunto: Re: Benguela Noticias da Hora   Ter Ago 17, 2010 7:30 pm

17-08-2010 16:52

Cerimónia
Iniciada exumação de corpos sepultados em cemitério clandestino em Benguela

Benguela – Mais de duzentos corpos sepultados durante a guerra num cemitério clandestino no bairro Calohombo, nos arredores da cidade de Benguela, começaram esta terça-feira, a serem exumados e transladados para o campo-santo de Catengue.
Aberta com rituais tradicionais realizado por regedores e sobas, a cerimónia, que marcou o início do processo de exumação dos referidos cadáveres, contou com a presença do administrador municipal de Benguela, José Manuel Lucombo, além de familiares dos falecidos enterrados naquele local.
Intervindo na ocasião, José Locombo informou que o processo vai durar o tempo que for necessário, devido ao facto de existir campas que estão ainda a ser descobertas por parte de uma equipa criada com o propósito de trabalhar nessa área.
O administrador municipal de Benguela afirmou que o cemitério do Catengue, para onde os corpos vão ser transladados, é mais condigno e proporciona melhores condições para o descanso eterno.
Questionado acerca das casas construídas sobre campas, o responsável explicou que se trata de um problema, cuja solução vai ser estudada, mas por enquanto “estamos apenas a exumar os restos mortais enterrados em terrenos ao ar livre”.
“Quando terminarmos o processo e tivermos certeza da inexistência de cadáveres, daremos um tratamento especial a esta área”, sustentou José Lucombo, que asseverou ser necessária a urbanização do cemitério em extinção face aos objectivos pretendidos.
No local trabalha uma equipa multissectorial que integra técnicos de Saúde, Polícia Nacional, administrações comunais e municipal de Benguela, assim como autoridades tradicionais.
O cemitério de Catengue localiza-se a Sul da cidade de Benguela, em direcção à estrada nacional número 100 que liga o município sede da província ao de Caimbambo.

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
lobo
Membros Ativos
Membros Ativos


Pais Residente:
Localização: PORTO DA ESPADA-MARVÃO
Data de inscrição: 04/08/2008
Masculino
Número de Mensagens: 3701
Idade: 46
Humor: TEM DIAS

MensagemAssunto: Re: Benguela Noticias da Hora   Qua Set 15, 2010 9:08 pm

Benguela
Ministra da Comunicação Social quer maior intervenção da media no resgate de valores morais

Benguela – A ministra da Comunicação Social, Carolina Cerqueira, apelou esta quarta-feira, em Benguela, maior intervenção da media angolana na consciencialização dos segmentos sociais para o resgate dos valores morais e cívicos imprescindíveis à harmonização da convivência.
A governante falava a jornalistas quando fazia o balanço da visita de trabalho de algumas horas à província de Benguela, que serviu para radiografar o estado de funcionamento dos órgãos públicos e privados afectos ao sector que dirige.
Carolina Cerqueira considerou que se torna importante que haja maior participação e contributo da imprensa no domínio da recuperação dos valores éticos, asseverando que a Comunicação Social deve estar mais humanizada e retratar a realidade do país, dando respostas às preocupações das comunidades.
Noutra vertente, sublinhou que decorrem em nível ministerial conversações com o Instituto de Rádio e de Televisão da República de Cuba, assim como com outras instituições vocacionadas não só à formação no domínio das rádios comunitárias, mas a aspectos ligados a programas sociais, entre os quais a moralização social.
A ministra assinalou que o estabelecimento de parceria seja com a República do Quénia ou de Cuba no domínio da Comunicação Social é um reflexo do progresso que Angola vai conhecendo nos últimos tempos.
“Essa visita também nos permitiu verificar quais as dificuldades e as necessidades dos órgãos de informação, permitindo que o ministério possa ajudar a província a se desenvolver mais no domínio da comunicação”, realçou.
Mostrou-se, além disso, impressionada com o índice de desenvolvimento que a província de Benguela vem registando, confirmando o empenho do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, em transformar Angola num lugar bom de se viver.
De acordo com a ministra Carolina Cerqueira, todos os empreendimentos que estão a ser erguidos ou modernizados em Benguela, sobretudo o Porto do Lobito e os Caminhos-de-ferro de Benguela, vão, não só, servir essa região como o país e a região Austral de África.
Igualmente reiterou que o ministério vai continuar a apoiar as iniciativas privadas concernentes ao desenvolvimento do sector e a apostar na formação dos jornalistas, de modo que o desempenho da Comunicação Social acompanhe o progresso do país.
“Encontramos uma província vibrante e empenhada no desenvolvimento de Angola”, finalizou a ministra, que se fez acompanhar nessa visita, além de uma delegação que integrou quadros seniores do Ministério da Comunicação Social e responsáveis do sector, dos homólogos da Guiné-Bissau, Maria Djaló Mandingna, e do Quénia, Samuel Poghisio.
A visita da titular da Comunicação Social juntamente dos seus homólogos queniano e guineense enquadrou-se nas actividades alusivas à XVIII Assembleia-geral Anual da Associação de Rádios e Televisões da África Austral (SABA), que decorreu de 13 a 15 do corrente mês.
Durante a permanência em Benguela, Carolina Cerqueira e convidados visitaram as instalações das Rádios Lobito, Benguela e Morena Comercial (privada), Centro de Produção da TPA, cujo sistema de transmissão por satélite (Up Link) permite dia-a-dia a sua conexão aos programas “Bom Dia Angola” e “Ecos & Factos”, assim como o envio em tempo real de notícias sobre as realizações da província.
Antes de ter regressado à província de Luanda, capital do país, a ministra Carolina Cerqueira que visitou pela primeira vez a região reuniu-se com os membros do governo provincial de Benguela.

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
lobo
Membros Ativos
Membros Ativos


Pais Residente:
Localização: PORTO DA ESPADA-MARVÃO
Data de inscrição: 04/08/2008
Masculino
Número de Mensagens: 3701
Idade: 46
Humor: TEM DIAS

MensagemAssunto: Re: Benguela Noticias da Hora   Ter Set 21, 2010 5:16 pm

21-09-2010 16:36

Benguela
Município de Bocoio ganha novos professores

Bocoio - Duzentos e 83 novos professores de ensino primário, do primeiro e segundo ciclos de ensino geral, estão a ser inseridos desde Agosto último em diferentes escolas, com vista a alargar-se a rede escolar a todo território daquela localidade.
Os novos docentes foram apurados nos concursos públicos de 2008 e 2010, no município do Bocoio, 102 quilómetros a nordeste da cidade de Benguela, de acordo com o chefe de repartição municipal da Educação, Ciência e Tecnologia, Mateus Chiaca.
Falando à Angop, o responsável explicou que os novos docentes estão a ser distribuídos em cinco comunas: Bocoio sede, Cubal do Lumbo, Monte-Belo, Passe e Chila.
Nesta última, a necessidade de professores é cada vez maior, tendo em conta a existência de elevado número de criança em idade escolar fora do sistema normal de ensino.
Colocados no município do Bocoio, os docentes comprometeram-se em contribuir na luta contra o analfabetismo e na formação do homem novo angolano, firmes no empenho e dedicação à causa dos interesses do povo.
Por outro lado, quatro mil e 868 cidadãos do município do Bocoio, com idades compreendidas entre os 28 e 56 anos, foram alfabetizados de 2007 a 2010, através do programa de alfabetização e aceleração do atraso escolar "PAAE" em curso no país, na antiga metodologia do módulo um.
Esses módulos foram ministradas por 37 alfabetizadores.
Segundo o chefe de área para educação de adultos e alfabetização, Pedro Belo, já na nova metodologia " SIM, EU POSSO" (uma experiência cubana) frequentam no presente ano lectivo, com aulas áudio-visuais de alfabetização, 486 cidadãos, distribuídos em 14 turmas.
As mesmas foram implantadas na vila sede do Bocoio e nas comunas de Monte-Belo e Passe, assistidos por igual número de alfabetizadores.
Deu a conhecer que, para a implementação do programa "SIM, EU POSSO", a área de educação de adultos e alfabetização do Bocoio recebeu da Direcção Provincial do Ministério de Educação, Ciência e Tecnologia de Benguela 14 televisores, igual número de DVD, com os respectivos discos.

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
lobo
Membros Ativos
Membros Ativos


Pais Residente:
Localização: PORTO DA ESPADA-MARVÃO
Data de inscrição: 04/08/2008
Masculino
Número de Mensagens: 3701
Idade: 46
Humor: TEM DIAS

MensagemAssunto: Re: Benguela Noticias da Hora   Sab Out 02, 2010 4:45 pm


Benguela
Agentes comerciais esclarecidos sobre Lei Geral de Trabalho

Cubal - Agentes comerciais e agricultores do município do Cubal, 171 quilómetros a sudeste da cidade de Benguela foram hoje esclarecidos sobre “Lei Geral do Trabalho”, numa palestra promovida pela Direcção Provincial da Administração Publica Emprego e Segurança Social (Mapess).
Durante o encontro, presidido pela chefe do departamento de estudo planeamento e estatística da Direcção Provincial do Mapess, Maria Francisca Gonçalves, coadjuvado pelo inspector Rodolfo Jime João, os participantes abordaram a divulgação da lei, organização e gestão dos recursos humanos.
O decreto executivo nº55, que regulamenta o censo empresarial denominado por “Rent”, o registo nominal dos trabalhadores foram outros temas aflorados no encontro, que contou com a presença do administrador municipal em exercício, António Pinto Domingos.
Na abertura do evento, o administrador municipal em exercício encorajou os presentes a acatarem os conhecimentos, por constituírem matérias jurídicas que regularizam o bom funcionamento da actividade empresarial para o desenvolvimento que se pretende nesta parcela do território.
Ao dissertar sobre o tema “A Lei Geral de Trabalho”, Rodolfo Jime João, chamou particular atenção dos presentes para a necessidade da observância dos horários de trabalho, direitos a férias e disciplinar dos trabalhadores, como o instrumento que ajuda a regular e orientar o funcionamento das empresas.
“O trabalhador deve ter oito horas de serviço dia, correspondente a 44 horas semanais, que devem ser afixadas numa vitrina para o conhecimento deste e das entidades afins, como devem por lei o gozo de férias de 30 dias de calendário ou 22 dias úteis do mês de sua livre escolha, bem como o não despedimento anárquico dos trabalhadores”, disse.
Por seu lado, Maria Francisca Gonçalves falou sobre a Organização e Gestão dos Recursos Humanos e do Decreto executivo numero 55, tendo defendido que os trabalhadores organizem e façam a gestão convenientemente suas empresas, obedecendo a remuneração condigna dos trabalhadores, entre outros pressupostos de conformidade à lei.

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
Maria Ernestina Carvalho
Membros Ativos
Membros Ativos


Pais Residente:
Localização: Portugal
Data de inscrição: 11/05/2008
Feminino
Número de Mensagens: 4487
Idade: 64

MensagemAssunto: Re: Benguela Noticias da Hora   Qui Out 21, 2010 11:44 am

20-10-2010 21:18

Benguela
Empresário Bento Kangamba apoia taxistas


Empresário angolano Bento Kangamba

Benguela - Mil e 500 taxistas da província de Benguela irão receber a quantia de 400 dólares, cada um, para custear o combustível dos seus automóveis, de modo a manterem os preços das "corridas".

Na última terça-feira, os taxistas aumentaram o preço de 100 para 150 na rota Lobito-Benguela e de 50 para 100 para os bairros, na sequência da subida do preço do combustível.

Para manutenção dos preços das deslocações, o empresário angolano Bento Kangamba reuniu com os taxistas e comprometeu-se a entregar na quinta-feira 400 dólares a cada um, para apoiar na aquisição do combustível.

Em declarações aos jornalistas, Bento Kangamba frisou que a intervenção das Organizações Kabuscorp do Palanca, da qual é presidente, visa evitar um eventual caos que geraria a paralisação dos táxis na província.

"Pretendemos prevenir quaisquer transtornos, pois há cidadãos que todos os dias apanham táxis", explicou o empresário, para quem uma eventual paralisação dos táxis iria dificultar muitas pessoas e instituições.

Aproveitou a oportunidade para alertar aos taxistas sobre a importância de se organizarem em associação, a fim de discutirem com as autoridades os distintos problemas.

ANGOP

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
lobo
Membros Ativos
Membros Ativos


Pais Residente:
Localização: PORTO DA ESPADA-MARVÃO
Data de inscrição: 04/08/2008
Masculino
Número de Mensagens: 3701
Idade: 46
Humor: TEM DIAS

MensagemAssunto: Re: Benguela Noticias da Hora   Sex Out 22, 2010 8:42 pm

22-10-2010 15:56

Benguela
Mais uma cerâmica será construida na comuna da Catumbela

Benguela
– Uma cerâmica, com capacidade de produção de 400 mil tijolos por dia, será construida na comuna da Catumbela (província de Benguela), através de um investimento privado das Organizações Kabuscorp do Palanca, avaliado em 35 milhões de dólares norte-americanos.
Segundo o presidente das Organizações Kabuscorp do Palanca, Bento Kangamba,o projecto também inclui a construção, na mesma localidade, de uma unidade hoteleira.
Bento Kangamba disse que a cerimónia de lançamento da primeira pedra para o início das obras da fábrica acontece nos próximos dias, com a presença de diversas personalidades.
Adiantou que na cidade do Luena, capital da província do Moxico, também vai ser edificada uma unidade fabril para a produção de tijolos, para atender as necessidades do sector de construção civil.
Afirmou que os projectos foram concebidos com a pretensão de se contribuir para o processo de desenvolvimento socio-económico do país que se encontra numa etapa de reconstrução e construção de infra-estruturas indispensáveis ao bem-estar da população.
Asseverou que a semelhança dos empresários estrangeiros que investem em Angola, os angolanos também devem se preocupar em fazer alguma coisa útil e que ajude a acelerar o progresso que se pretende.
A comuna da Catumbela, um dos principais pólos industrias da província de Benguela, conta com a cerâmica do Grupo Porto Belo, que aumentou, em 2008, a produção de 500 mil tijolos para 600 mil/mês, desde que há cinco anos iniciou a sua actividade, para atender cada vez mais a procura pelo produto no mercado, face às necessidades de reconstrução do país.
O preço do tijolo na cerâmica Porto Belo, que também se dedica ao fabrico de telhas, mosaicos, varia de 60 a 69 kwanzas, mediante o tipo e o tamanho
Actualmente, além de Benguela, a província do Huambo, Bié e Kwanza Sul constituem o principal mercado de escoamento de tijolos produzidos pela unidade fabril, que conta com pelo menos 100 trabalhadores efectivos e colaboradores.



_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
lobo
Membros Ativos
Membros Ativos


Pais Residente:
Localização: PORTO DA ESPADA-MARVÃO
Data de inscrição: 04/08/2008
Masculino
Número de Mensagens: 3701
Idade: 46
Humor: TEM DIAS

MensagemAssunto: Re: Benguela Noticias da Hora   Sex Nov 05, 2010 2:03 pm

Benguela
JMPLA promove excursão no quadro dos 35 anos

Benguela
- Cento e 20 jovens de Benguela participam de 12 a 14 do corrente numa excursão, destinada à exaltação dos valores patrióticos, no âmbito dos 35 anos da independência nacional, a assinalar-se a 11 de Novembro.
Promovida pelo Secretariado Municipal da JMPLA em Benguela, a excursão decorrerá no município do Sumbe, província do Kwanza Sul, onde serão visitados locais históricos e turísticos.
Em breves declarações à Angop, o porta-voz da caravana ao Sumbe, Miguel Arcanjo, disse que a mesma visa enaltecer os feitos alcançados pelo país nestes 35 anos da "dipanda".
A independência de Angola foi proclamada a 11 de Novembro de 1975, pelo Presidente António Agostinho Neto.

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
 

Benguela Noticias da Hora

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 9 de 11Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... 8, 9, 10, 11  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Angola-África ::  :: -