Angola-África
Seja Bem-Vindo ao meio de amigos Angolanos e que por aqui queremos recordar e reviver como os membros e amigos.
tudo o que ja viveram, se regsitre e fique a vontade.

Somente membros podem visualizar alguns assuntos, portanto, não perca tempo e cadastre-se.

Kiss a todos.

Angola-África


 
InícioPortalCalendárioFAQRegistrar-seLogin
Login
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha
twitter Passarinho
Tópicos similares
Últimos assuntos
» Procura-se Angolanos - Ex-colegas - Amigos Infancia - Todos
Qua Jan 04, 2017 3:00 am por Mary1960

» músicas do meu tempo.
Seg Maio 16, 2016 5:29 am por Alexandre Santos

» Namibe Noticias ao vivo
Qui Jun 11, 2015 2:06 am por Alexandre Santos

» Informativos Gerais
Qui Jun 11, 2015 1:59 am por Alexandre Santos

» Malanje Noticias Frescas
Ter Abr 07, 2015 10:16 pm por mariajoaomarques

» Luanda Noticias Frescas
Ter Abr 07, 2015 10:13 pm por mariajoaomarques

» Lubango Noticias Frescas
Ter Abr 07, 2015 10:08 pm por mariajoaomarques

» Huambo Noticias Frescas
Ter Abr 07, 2015 10:06 pm por mariajoaomarques

» Cunene Notícias
Ter Abr 07, 2015 10:02 pm por mariajoaomarques

» Cabinda Noticia da Hora
Ter Abr 07, 2015 9:56 pm por mariajoaomarques

» Benguela Noticias da Hora
Ter Abr 07, 2015 9:46 pm por mariajoaomarques

» noticias Angola em Geral
Ter Abr 07, 2015 9:34 pm por mariajoaomarques

» A verdadeira Páscoa.
Dom Abr 05, 2015 3:32 am por Alexandre Santos

» NATAL !!
Qua Dez 24, 2014 5:14 pm por mariajoaomarques

» Musicas só Angolanas
Dom Out 05, 2014 3:18 pm por Carla Carinhas

» PROCURO FAMILIA MATERNA
Sex Out 03, 2014 9:31 pm por Carla Carinhas

» FALANDO COM DEUS.
Sab Jun 07, 2014 10:07 pm por mariajoaomarques

» Compre passaportes , carteira de motorista
Ter Maio 06, 2014 3:15 pm por Fabioluiz11

» Compre passaportes , carteira de motorista
Ter Maio 06, 2014 3:14 pm por Fabioluiz11

» Compre passaportes , carteira de motorista
Ter Maio 06, 2014 3:09 pm por Fabioluiz11

» Compre passaportes , carteira de motorista
Ter Maio 06, 2014 3:09 pm por Fabioluiz11

» Eventos Culturais e Cultura
Qui Mar 27, 2014 6:44 pm por Alexandre Santos

» Poemas Antonio Ausgusto Aguiar
Sab Dez 28, 2013 5:40 am por Alexandre Santos

» Respostas de Natal
Qui Dez 19, 2013 4:54 pm por Carla Carinhas

» Moda Africana no Brasil
Sab Ago 03, 2013 1:15 am por Lucas Ryman

» Designer Decoração Africana
Sab Jul 27, 2013 5:13 am por Maristela Ibaldo

» compra de tecidos
Sex Jul 19, 2013 2:30 am por Alexandre Santos

» Qua maior valor do mundo e Qual o seu Valor??
Seg Maio 27, 2013 10:23 pm por Alexandre Santos

» VERSOS SOLTOS
Seg Maio 27, 2013 10:13 pm por Alexandre Santos

» fotos impressionantes de 2008
Sex Maio 17, 2013 3:56 pm por mariajoaomarques

Horas e Previsão do Tempo

Aqui o Sapo
Baixar Imagens
Radio Direto Angola
Nova pagina 2

Parcerias e Apoio
Nova pagina 1


Loja Virtual Presentes

UOL HOST hospedagem de sites. Clique e conheça!

Tenha estes produtos em sua mesa.


Rádio Connect Music Box Rádio do Fórum

Campanhas

Compartilhe | 
 

 Livros sobre Angola

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte
AutorMensagem
Américo R. M. Brandão
Novato
Novato


Localização : Corroios - Portugal
Data de inscrição : 15/02/2008
Masculino
Número de Mensagens : 8
Idade : 73

MensagemAssunto: Livros sobre Angola   Sex Jun 13, 2008 6:44 pm

Ontem na Feira do Livro de Lisboa, procurei esse livro e na FNAC (que o tinha lançado) não tinha e sugeriu-me o pavilhão da Globo de Cristal. Vou adquiri-lo.

Comprei e recomendo a nova obra - que tardou -, "Viriato da Cruz, o homem e o mito" da Edições Chá de Caxinde e da Prefácio (213.143.378).Imprescindível.

Para quem quiser ter informações sobre o desenvolvimento do nacionalismo angolano, e precalços do MPLA (Neto - Revolta Activa - Chipenda - FUA - etc ), há uma obra recente e esclarecedora : "Angola no Percurso de um Nacionalista - Conversa com Adolfo Maria" das Edições Afrontamento.
Um abraço,
Américo Brandão
Voltar ao Topo Ir em baixo
AGROAL



Localização : tomar - portugal
Data de inscrição : 08/07/2008
Masculino
Número de Mensagens : 1
Idade : 56

MensagemAssunto: Re: Livros sobre Angola   Ter Jul 08, 2008 7:44 pm

"ANGOLA - VIRIATO DA CRUZ - O Homem e o Mito"
De Edmundo Rocha, Francisco Soares e Moisés Fernandes
Lisboa - Junho de 2008



O GRANDE LÍDER DA ACÇÃO E DO ERRO


Sem se conhecer e (tentar) entender Viriato da Cruz, poeta e percursor da teoria e da organização do nacionalismo angolano de matriz marxista-leninista, homem de acção, carisma e contradição, dificilmente se entende a génese e os desenvolvimentos complexos da luta de libertação das antigas colónias portuguesas em África e as formas polifacetadas como estas ascenderam e têm percorrido os seus caminhos de soberania e independência. E, provavelmente, não haverá exemplo melhor para situar a influência geopolítica competitiva dos “campos socialistas”, durante a fase do diferendo sino-soviético, sobre a germinação da luta contra o domínio colonial português. É pela acção e pensamento de Viriato da Cruz, verdadeiro "pai fundador" do MPLA, que se estrutura o movimento africano anticolonial no espaço imperial português, em concorrência com uma outra matriz (nacionalista mas pró-americana, tribal, racista) que foi liderada por Holden Roberto, pois é ele que, vindo de “dentro” de Angola, dá sentido de organização, determinação e acção ao grupo inicial de militantes anticoloniais africanos, a maioria dos quais formados no quadro das militâncias antifascista e comunista e enquanto estudantes na metrópole imperial. Esta liderança forte e impositiva, determinante para a organicidade inicial do combate anticolonial, numa estratégia africana autónoma (emancipada do controlo, apoio e orientação do PCP), marcando a primeira geração de líderes africanos combatentes e a primeira fase dos partidos independentistas, acaba por dar lugar, por mor das enormes contradições de personalidade e do pensamento político de Viriato da Cruz, a uma trajectória verdadeiramente trágica e errática que só termina no enorme drama pessoal com que termina os seus dias em 1973 em Pequim, longe de Angola e da luta, a poucos passos no tempo da independência a que dedicara a sua vida e que, sem ele, não se pode entender nem interpretar.

Voluntarista ansioso, ególatra, com grande inteligência e talento, Viriato da Cruz transformou dogmas momentâneos e inclinações políticas passionais em opções pessoais e em programas políticos, demonstrando uma atracção constante e irreprimível pelo erro e pelo drama, o que, se formos a ver, não é incomum entre os pioneiros políticos. Enquanto uns quadros dispersos “pensavam” como se iria combater o colonialismo, ele deita mão à acção e cria, dentro de Angola, os primeiros movimentos de luta sem qualquer suporte nem efeito. Segue-se a fase de valor inestimável para a causa nacionalista em que ele se lhe impõe como líder organizativo e programático e leva a luta da diáspora para dentro de África. Não chegando à fase da intervenção militar consistente do MPLA (quando a UPA, depois FNLA, já actuava no terreno do interior), começa a sua sucessão de erros colossais e em crescendo: primeiro, ao subalternizar-se na direcção política por complexo da sua condição de mestiço; depois, ao colidir violentamente com Agostinho Neto; a seguir, ao juntar-se a Holden Roberto pela prioridade de combater Neto; finalmente, ao tornar-se num peão do comunismo chinês no combate aos soviéticos pela disputa de África; acabando da pior forma imaginável, quando se apercebeu da monstruosidade maoísta que alimentara, abandonado, na miséria, enclausurado pelos seus antigos camaradas chineses, morrendo no ostracismo e na decadência.

Se, politicamente, a figura de Viriato da Cruz tem um valor trágico de dimensão única em que um grande acerto inicial (se a Agostinho Neto se atribui o título de "pai da independência" de Angola, a Viriato da Cruz não deve faltar o de "pai da luta anticolonial e do MPLA") dá lugar a uma série de surpreendentes e clamorosos erros colossais que o transformam de um grande líder num solitário escorraçado (inclusive pelos seus mais chegados antigos companheiros e discípulos), a compreensão desta personagem marcante dá um contributo valoroso à compreensão da liderança nacionalista africana, por permitir o “estudo de caso” daquela que será a sua figura mais marcante e contraditória, ajudando a penetrar na compreensão de como o grande e populoso continente África, com um potencial que despertou muita esperança no mundo, se transformou num puzzle de mosaicos tão degradados como é o da esmagadora maioria das suas lideranças actuais, atoladas na corrupção, na cleptocracia, no despotismo, no desprezo mais vil pelos direitos humanos e pela resolução dos problemas dos povos.

Um livro recentemente editado e composto por peças biográficas sobre Viriato da Cruz (*) tem uma importância relevante para compreender a figura e o seu tempo, entendendo melhor Angola e África. E, no quadro da pobreza da edição documental e testemunhal sobre o nacionalismo africano, este livro, sobretudo pela seriedade intelectual dos escritos recolhidos, é de consulta inevitável. Recomendo nele, sobretudo, a leitura do texto de alto valor de investigação historiográfica contextualizada da autoria de Moisés Fernandes (**) sobre a aproximação de Viriato da Cruz ao maoísmo e o período da sua permanência e decadência em Pequim. Que, além de nos rememorar o drama deste líder africano, é também uma brilhante e ilustrativa demonstração da perfídia estrutural intrínseca dos sistemas comunistas, no caso o chinês, em que qualquer fuga à unicidade obediente é punida com requinte paranóico ao pretender anular, humana e socialmente, o "diferente", a sua família e os seus amigos (a filha de Viriato da Cruz, então com dez anos, foi submetida na escola que frequentava em Pequim à humilhação pública de ser excluída da ida colectiva ao Circo por ser "filha de um contrarevolucionário").

(*) – “Viriato da Cruz, o homem e o mito”, coordenação de Edmundo Rocha, Francisco Soares e Moisés Fernandes, Editora Prefácio.


(**) – Moisés Silva Fernandes é investigador da Universidade de Lisboa e Director do seu Instituto Confúcio e membro correspondente do Núcleo de Estudos Asiáticos da Universidade de Brasília.



Fonte: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


Este e outros livros poderão ser encontrados aqui: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
MBarros
Novato
Novato


Localização : Lisboa
Data de inscrição : 24/03/2008
Feminino
Número de Mensagens : 105
Idade : 61

MensagemAssunto: Re: Livros sobre Angola   Qui Ago 07, 2008 6:57 pm



Em 1968 Armando Rodrigues foi a Angola chamado pela tia Helena. O que lhe aconteceu nos meses em que permaneceu na Fazenda Sizalinda, perto de Benguela, enquanto os jovens da sua geração combatiam nas florestas dos Dembos e nas planícies do Leste, durante a guerra colonial, é um segredo que o atormentou durante toda a vida. Passados quarenta anos decidiu acertar contas com o passado e revelar à sua família essa viagem a África.
As respostas que Armando Rodrigues e Leonor Brandão, filha de Helena, procuravam sobre o passado, conduziram-nos num mundo de ressentimentos dos que saíram de África, deixando para trás os bens e, principalmente, os sonhos. Daqueles a quem chamaram retornados, embora nunca tenham vivido na terra aonde a guerra os fez retornar. Mas descobrem um outro mundo muito mais perturbante: o dos que lutaram por uma nova África e sentem a tristeza da realidade. Dos que foram inimigos por uma causa comum: o amor a África!
Carlos Vale Ferraz, pseudónimo literário de Carlos Matos Gomes, nasceu a 24 de Julho de 1946, em Vila Nova da Barquinha. Fez os estudos secundários no Colégio Nun’Alvares Pereira, em Tomar. Foi oficial do Exército, cumpriu comissões durante a guerra colonial em Angola, Moçambique e Guiné nas tropas especiais “Comandos”. Publicou os romances Nó Cego, ASP, de Passo Trocado, Os Lobos Não Usam Coleira, O Livro das Maravilhas, Flamingos Dourados e a novela Soldadó. O romance Os Lobos Não Usam Coleira foi adaptado ao cinema por António-Pedro de Vasconcelos com o título Os Imortais. É autor do argumento do filme Portugal SA, de Ruy Guerra.
Colaborou com Maria de Medeiros no argumento do filme Capitães de Abril. É autor do guião da série de televisão “Regresso a Sizalinda”, com base no romance “Fala-me de África”. (TEXTO DA EDIÇÃO)



(Retirado do Google)

Um livro que já li e recomendo
MB
Voltar ao Topo Ir em baixo
adimasneto
Membros Ativos
Membros Ativos


Pais Residente :
Localização : Luanda
Data de inscrição : 10/08/2008
Masculino
Número de Mensagens : 1133
Idade : 66
Humor : q.b. com Fair Play

MensagemAssunto: Literatura angolana   Qua Ago 13, 2008 9:07 pm

Caros frequentadores deste site/forum, é com enorme satisfação que "inauguro" este recentíssimo tema, com a informação de livros, autores, crónicas, etc. relacionados com Angola e que posteriormente poderão ser objecto de tema de discussão no forum.
Devo dizer que é um tema que muito me agrada.
Sou daqueles que utiliza sempre um livro como "comprimido para dormir"...
Aproveitando a minha presença neste país, com frequência busco literatura relacionada com Angola e com os seus autores, visitando a Lello, a Mensagem, etc., livrarias que bem conheceram.
A semana passada, decorreu a Feira Internacional da Música e da Leitura, em Luanda.
Visitei-a três dias consecutivos, procurando adquirir o maximo de livros possivel.
No momento tenho já cerca de 40 livros de autores angolanos.
Bom..., desta vez vou aconselhar a leitura de dois livros (romance) do autor Tiago Rebelo, com os títulos: "No Tempo dos Amores Perfeitos" e "O Último Ano em Luanda".
Espero que tenham a oportunidade de os ler, tal como eu já os li.
Enviarei para a Carla as imagens das capas respectivas e o resumo correspondente.
Boa leitura.
ADN
Voltar ao Topo Ir em baixo
adimasneto
Membros Ativos
Membros Ativos


Pais Residente :
Localização : Luanda
Data de inscrição : 10/08/2008
Masculino
Número de Mensagens : 1133
Idade : 66
Humor : q.b. com Fair Play

MensagemAssunto: Re: Livros sobre Angola   Qua Ago 13, 2008 10:34 pm

Cara Carla,
Isto é o que se pode dizer:dar um tiro e receber uma salva de morteiros..., no bom sentido, claro.
Quero com isto dizer que o tema "promete".
Venham mais dicas de boa literatura, que nunca são demais.
Devo dizer que o escritor angolano que mais aprecio é sem dúvida o Pepetela de quem tenho a obra completa, da qual já li nestes dois anos, uns 5 ou 6 livros.
Mas angola tem muitos escritores de um a três livros (livrinhos) editados.
Um dos melhores locais para comprar esses livros é na livraria Chá de Caxinde, um edifício que foi em tempos teatro e fica no também antigo Largo D. Afonso Henriques, o largo onde inicia a avenida que sobe para o Hospital Maria Pia.
ADN
Voltar ao Topo Ir em baixo
adimasneto
Membros Ativos
Membros Ativos


Pais Residente :
Localização : Luanda
Data de inscrição : 10/08/2008
Masculino
Número de Mensagens : 1133
Idade : 66
Humor : q.b. com Fair Play

MensagemAssunto: Re: Livros sobre Angola   Qui Ago 14, 2008 9:09 pm

Olá Cazimar,
Para além do coleccionismo, minha prinicipal "loucura", também gosto muito dos livros.
Se são antigos então, perco a cabeça...
Da última vez que estive aí em Portugal, comprei num alfarrabista uma colecção de 3 livros de 1940, "História Geral das Guerras Angolanas" de 1680 do autor António de Oliveira de Cadornega, anotado e corrigido por José Matias Delgado.
Cadornega, como ele próprio se descrevia, foi um "Capitão reformado e cidadão de S. Paulo da Assunção, natural de Vila Viçosa".
Viveu no tempo de Paulo Dias de Novais e também esteve em Massangano.
Quem quiser saber da história de Angola, nos inicios da presença portuguesa nestas terras, é aqui que consegue encontrar informação capaz.
Anteriormente, também adquiri ma outra colecção de 22 volumes em duas séries, do Padre António Brásio, com o título "Monumenta Missionária Africana", também de manuscritos do tempo da chegada de Diogo Cão.
Obra rara que também descobri num alfarrabista em Lisboa.
Estas duas obras são as minhas "joias da coroa".
Cps
ADN
Voltar ao Topo Ir em baixo
adimasneto
Membros Ativos
Membros Ativos


Pais Residente :
Localização : Luanda
Data de inscrição : 10/08/2008
Masculino
Número de Mensagens : 1133
Idade : 66
Humor : q.b. com Fair Play

MensagemAssunto: Re: Livros sobre Angola   Sex Ago 15, 2008 2:10 pm

Olá Cazimar,
Realmente não tenho nem conhecia esse livro que indicou. Pela sua antiguidade, é dificil talvez já encontrar. Vou registar o nome e será mais um para "busca"...
Corrija por favor a minha designação. Não é edimasneta, mas sim adimasneto. "a" de Américo.
Cumprimentos
ADN
Voltar ao Topo Ir em baixo
mariajoaomarques
Membros Ativos
Membros Ativos


Localização : Portugal
Data de inscrição : 28/09/2007
Feminino
Número de Mensagens : 4884
Idade : 74
Humor : Alegre

MensagemAssunto: Re: Livros sobre Angola   Sab Ago 16, 2008 2:23 pm

cazimar

Acabei de ler o livro " O cão e os Caluandas" do Pepetela.

Ele termina assim:

E o meu sonho...se foi. Com ele começa a vossa fala.


genny :flower:
Voltar ao Topo Ir em baixo
Carla Carinhas
Membros - Adm
Membros - Adm


Pais Residente :
Localização : Brasil - Paraná - Curitiba
Data de inscrição : 25/09/2007
Feminino
Número de Mensagens : 6397
Idade : 51
Humor : Sempre Alegre

MensagemAssunto: Re: Livros sobre Angola   Dom Ago 17, 2008 9:17 pm

Olá a todos!
Bem já que temos grandes cabeças para a leutura por ai .... vou deixar alguns que me mandaram para colocar no site, mas com a luta de atualizar o forum e buscar coisas novas nem sempre tenho tempo ao site.
Mas agora estou dentro do site mais tempo por isso que não me vem aqui tanto oka.
Mas hoje como estou lá na pagina das literaturas resolvi deixar aqui alguns também.


Título" Angola arquitectura e história"
Editora Vega

ISBN-972-699-681-3

Obra constituída por dez estudos focando diversos aspectos do multíplice património de interesse cultural de Angola. Da arquitectura do reino do Congo, passando pela arquitectura tradicional de Luanda e urbanização de Angola, da descrição da Igreja de N.ª Sra. do Pópulo de Benguela, do Dondo e da Fortaleza de S. Fernando de Moçamedes, tudo nos é descrito de forma brilhante. Somos, assim, levados a percorrer um país rico em pormenores e histórias que permanecem na memória de muitos portugueses e angolanos que ficaram cativos de uma terra e de um continente.



Kiss a todos coracao

_________________


Última edição por Carla Carinhas em Dom Ago 17, 2008 9:27 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.connectmusicbox.com/
Carla Carinhas
Membros - Adm
Membros - Adm


Pais Residente :
Localização : Brasil - Paraná - Curitiba
Data de inscrição : 25/09/2007
Feminino
Número de Mensagens : 6397
Idade : 51
Humor : Sempre Alegre

MensagemAssunto: Re: Livros sobre Angola   Dom Ago 17, 2008 9:22 pm



António Custódio Gonçalves

Título: Tradição e Modernidade na (Re)Construção de Angola.


Editora: Afrontamento
Neste livro o autor não questiona uma Angola em desmonoramento, em fragmentação ou em revolta. Através de uma hábil articulação temporal, o autor, se nos faz mergulhar no passado desse país, fá-lo porém no sentido de nos confrontar com uma área geopolítica há muito situada perante os desafios da modernidade ocidental.



Kiss a todos coracao

_________________


Última edição por Carla Carinhas em Dom Ago 17, 2008 9:34 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.connectmusicbox.com/
Carla Carinhas
Membros - Adm
Membros - Adm


Pais Residente :
Localização : Brasil - Paraná - Curitiba
Data de inscrição : 25/09/2007
Feminino
Número de Mensagens : 6397
Idade : 51
Humor : Sempre Alegre

MensagemAssunto: Re: Livros sobre Angola   Dom Ago 17, 2008 9:29 pm


Existem grandes criadores na literatura angolana e um desses grandes nomes é Arnaldo dos Santos. No livro O Vento que Desorienta o Caçador, publicado pela Caminho, o escritor foca o choque entre as tradições e as novas ideias, a procura dos valores eternos da humanidade. Arnaldo dos Santos serve-se do léxico local angolano misturando termos portugueses com kimbundo para dar mais autenticidade aos conflitos retratados no livro.
Neste seu último romance, o escritor angolano reflecte sobre o momento de ruptura na história do povo angolano independente, como foi o Acordo de Bicesse, entre o MPLA e a UNITA e as primeiras eleições partidárias, em que um grupo de jovens, sobreviventes de uma longa guerra, procura o modo de fazer face à incerteza que se instala nesse momento.
Nos primeiros tempos da independência de Angola e mesmo anteriormente, quando havia necessidade de uma afirmação local, a literatura angolana lutou pela acentuação regionalista, numa intenção política, restringindo o seu universalismo, mas consciente da adopção, pois tratava-se de erguer uma literatura onde não havia ainda país e a evolução foi para um maior retorno às tradições.
O Vento que Desorienta o Caçador é um livro que merece ser lido porque é autêntico, universal, consciente e particular.

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.connectmusicbox.com/
adimasneto
Membros Ativos
Membros Ativos


Pais Residente :
Localização : Luanda
Data de inscrição : 10/08/2008
Masculino
Número de Mensagens : 1133
Idade : 66
Humor : q.b. com Fair Play

MensagemAssunto: Re: Livros sobre Angola   Seg Ago 18, 2008 12:41 am

Olá Carla,
Achei interessante a apresentação que fez do livro: Angola - Arquitectura e História do autor Fernando Batalha.
Interessante pelo facto de eu ter comprado um exemplar desse mesmo livro, na Feira Internacional do Livro e da Musica que aconteceu este mês, mas sem a capa protectora como a imagem que agora vejo.
O livro foi vendido em 2ª mão, como disse, sem capa protectora, ficando apenas com a capa original, azul com letras em dourado.
Mesmo assim, tinha o preço de 7.500 Kz, mas com discussão ficou por 5.000 Kz.
Agora que vejo a capa com a fotografia, fico algo triste por não a ter também.
Mas, paciência. O mais importante é o conteúdo e esse vale a pena.
Cps
ADN
Voltar ao Topo Ir em baixo
Maria Ernestina Carvalho
Membros Ativos
Membros Ativos


Pais Residente :
Localização : Portugal
Data de inscrição : 11/05/2008
Feminino
Número de Mensagens : 4487
Idade : 66

MensagemAssunto: Re: Livros sobre Angola   Seg Ago 18, 2008 1:06 am

O Último Ano em Luanda (2008)


Autor
Tiago Rebelo
Editora
Editorial Presença
Sinopse
Em 1974, uma revolução em Lisboa apanha de surpresa centenas de milhares de portugueses que vivem em Angola. A partir desse dia inicia-se a derrocada imparável de uma sociedade inteira que, tal como um navio a afundar-se, está condenada à destruição e à ruína. Em escassos meses, trezentos mil portugueses são obrigados a largar tudo e a fugir, embarcando numa ponte aérea e marítima que marca o maior êxodo da história deste povo. Para trás ficam as suas casas, os carros e até os animais de estimação. Empresas, fábricas, comércio e fazendas são abandonados enquanto Luanda, a capital da jóia da coroa do império português, é abalada por uma guerra civil que alastra ao resto do território angolano. Três movimentos de libertação, cujos exércitos estavam derrotados a 25 de Abril de 1974, estão novamente activos e combatem entre eles pelo poder deixado vazio pelas Forças Armadas portuguesas. É neste cenário de total desorientação social e de insegurança generalizada que Nuno, um aventureiro que há anos atravessa os céus do sertão angolano no seu avião, Regina e o filho de ambos se movem, numa extraordinária luta para sobreviverem à violência diária, às perseguições políticas, às intrigas e traições que fazem de Luanda uma cidade desesperada. Esta é a história de coragem e abnegação de um casal surpreendido, tal como milhares de outros, num processo de degradação que se deve à recusa do Exército em defender os seus próprios compatriotas a favor de um movimento até há pouco inimigo, ao desinteresse dos políticos, à total incapacidade do governo de Lisboa para impor os termos de um acordo assinado no Alvor e constantemente violado em Angola e à intervenção militar das duas potências mundiais envolvidas numa guerra fria que é combatida por intermédio dos exércitos regionais.


Beijos.
Tina :flor:
Voltar ao Topo Ir em baixo
Carla Carinhas
Membros - Adm
Membros - Adm


Pais Residente :
Localização : Brasil - Paraná - Curitiba
Data de inscrição : 25/09/2007
Feminino
Número de Mensagens : 6397
Idade : 51
Humor : Sempre Alegre

MensagemAssunto: Re: Livros sobre Angola   Seg Ago 18, 2008 3:34 am

Olá gente!
Nossa procurando a literatura para colocar no site ... encontrei este aqui.
Tem ate o site do mesmo livro.


HOLOCAUSTO EM ANGOLA
Memórias de entre o cárcere e o cemitério


Angola 1975. Enquanto em Luanda, sob o troar dos canhões na batalha de Kifangondo, Agostinho Neto proclama, perante a África e o Mundo, a independência de Angola, em simultâneo, em Carmona, hoje Uige, e em Nova Lisboa, hoje Huambo, os ainda aliados, Holden Roberto e Jonas Savimbi, proclamavam a efémera República Democrática de Angola. O que resultou dessa dupla e antagónica proclamação foi uma das mais sangrentas guerras fratricidas que dizimou para cima de 100.000 pessoas para só falar de angolanos.

A maior parte deles, presos, torturados e assassinados sumariamente sem culpa formada e sem um julgamento legal.
Sobretudo pós 27 de Maio quando, face ao golpe Nitista, os ânimos e ódios se extremaram e Agostinho Neto, sedento de poder único e absoluto, não olha a meios, mesmo os mais sanguinários, para o conquistar e deter.
As prisões e campos de concentração vão-se enchendo de cidadãos, nacionais e estrangeiros, acusados dos crimes mais diversos e inimagináveis. A terra angolana cobre-se assim de sangue numa escalada de violência e de crimes nunca vista.

Com o auxílio dos soviéticos e dos cubanos, o MPLA, Agostinho Neto e as forças da ordem, Disa e militares, não poupam nenhum dos considerados opositores ou discordantes do regime ditatorial que pretendem impor e os fuzilamentos em massa começam a entrar na ordem do dia. É neste cenário terrível que o Autor deste livro, Américo Cardoso Botelho, se vê detido e mergulhado na masmorra de uma prisão onde diariamente são cometidos os maiores atentados à vida e aos direitos humanos. Durante cerca de 5 anos, Américo Cardoso Botelho conhece os horrores desse inferno prisional e mercê de uma coragem excepcional não só resiste às provações que lhe são impostas como consegue registar tudo o que vê e lhe contam outros prisioneiros, alguns deles hoje ainda vivos e citados no livro.
Os casos de barbárie e crueldade humana a que assiste e lhe são transmitidos são narrados com uma isenção exemplar, não por ajuste de contas ou retaliação das penas sofridas, mas por uma assunção de justiça e julgamento dos principais autores desses crimes (alguns deles a ocuparem hoje lugares de relevo no governo de José Eduardo dos Santos), pela memória de todos quantos foram vítimas desses crimes e em respeito às famílias que ainda hoje ignoram onde param os corpos dos seus parentes para fazerem o luto e as honras funerárias. Contextualizando as circunstâncias históricas e politicas que estão na raiz dessa luta sangrenta e fazendo eco do sofrimento, tortura e morte de muitos dos seus colegas de prisão, Américo Cardoso Botelho dá-nos um testemunho impressionante e de inestimável valor para que, à semelhança do que aconteceu em Nuremberga em relação ao holocausto nazi, as entidades internacionais se detenham nesse outro holocausto e promovam o julgamento de todos quantos estão na sua origem.
O site para poderem visitar : HOLOCAUSTO EM ANGOLA

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.connectmusicbox.com/
Carla Carinhas
Membros - Adm
Membros - Adm


Pais Residente :
Localização : Brasil - Paraná - Curitiba
Data de inscrição : 25/09/2007
Feminino
Número de Mensagens : 6397
Idade : 51
Humor : Sempre Alegre

MensagemAssunto: Re: Livros sobre Angola   Ter Ago 19, 2008 1:40 am

Olá!
Vou postar mas quem me enviou foi o Adimasneto.

Título: O Tempo dos Amores Perfeito
Autor: Tiago Rebelo

Resumo: O que Tiago Rebelo nos propõe neste admirável romance é uma inebriante viagem a uma época heróica, de guerras, intrigas e paixões intensas. Em 1894 a coroa portuguesa debate-se com dificuldades militares extremas no interior das suas colónias africanas. Carlos Montanha, jovem tenente do exército português, é destacado para algumas das missões militares mais difíceis no coração de Angola, e é precisamente numa das viagens de barco Lisboa-Luanda que irá conhecer Leonor, a encantadora filha do governador da Lunda. Carlos e Leonor vêem-se subitamente arrebatados por uma paixão intensa, mas após a chegada a Angola, os conflitos de interesses que opõem a família de Leonor ao jovem tenente e os desencontros forjados pelo próprio destino ameaçam a sua belíssima história de amor. O Tempo dos Amores Perfeitos traz-nos um Tiago Rebelo verdadeiramente apaixonante.
1894, em Angola. Um tenente do exército, a filha do governador, uma época de guerra, intrigas e paixões intensas.


Tiago Rebelo, nasceu em Lisboa, tendo vivido em Luanda dos 2 aos 11 anos. Regressou a Portugal a

14 de Julho de 1975.

Citação :
Pronto amigo postado ... amanhã posto o outro oka?

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.connectmusicbox.com/
adimasneto
Membros Ativos
Membros Ativos


Pais Residente :
Localização : Luanda
Data de inscrição : 10/08/2008
Masculino
Número de Mensagens : 1133
Idade : 66
Humor : q.b. com Fair Play

MensagemAssunto: Re: Livros sobre Angola   Ter Ago 19, 2008 10:49 pm

Olá Carla,
Como anteriormente já havia referido, julgo que não será necessário "postar" o outro, dado que ele já foi "postado" pela Tina, para não haver repetições.
No entanto, mais uma vez os meus agradecimentos.
Cps
ADN
Voltar ao Topo Ir em baixo
adimasneto
Membros Ativos
Membros Ativos


Pais Residente :
Localização : Luanda
Data de inscrição : 10/08/2008
Masculino
Número de Mensagens : 1133
Idade : 66
Humor : q.b. com Fair Play

MensagemAssunto: Re: Livros sobre Angola   Qui Ago 21, 2008 4:11 pm


Angola - 1975
Corriam os dias tumultuosos que antecederam a Declaração de Independência.
Ia iniciar-se o êxodo da população branca, dando origem à maior Operação de Repatriamento que Portugal tinha conhecido.
Porém, nem todos esperaram pelas acções oficiais...
Meia dúzia de homens, cujo contacto com o mar se resumia às idas à praia, resolveu enfrentar a tarefa do regresso a Portugal numa pequena traineira.
Após vinte e quatro dias, sem aportar, lograram alcançar Terra Lusa.

Uma autêntica odisseia, com final feliz.
( [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] )
ADN
Voltar ao Topo Ir em baixo
adimasneto
Membros Ativos
Membros Ativos


Pais Residente :
Localização : Luanda
Data de inscrição : 10/08/2008
Masculino
Número de Mensagens : 1133
Idade : 66
Humor : q.b. com Fair Play

MensagemAssunto: Re: Livros sobre Angola   Qui Ago 21, 2008 4:42 pm


Para quem também gosta de história.

Questionando sobre o que fica da leitura deste livro, cujos itenerários se estendem de 1482 a 1917, responde o autor. "Fica o notável fascínio dos portugueses por África e a tenacidade com que se apegaram a ela quando chegou a hora de preservarem o que restava do seu surpreendente império...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Alexandre Santos
Membros Ativos
Membros Ativos


Pais Residente :
Localização : Brasil
Data de inscrição : 13/03/2008
Masculino
Número de Mensagens : 4315
Idade : 58
Humor : up

MensagemAssunto: Re: Livros sobre Angola   Dom Ago 24, 2008 4:58 am

Adimasneto:

Bons livros devem ser esses, quando for a Portugal vou
comprar. Aqui não há à venda.

Um abraço e obrigado pela "dica".

Alexandre
Voltar ao Topo Ir em baixo
Maria Ernestina Carvalho
Membros Ativos
Membros Ativos


Pais Residente :
Localização : Portugal
Data de inscrição : 11/05/2008
Feminino
Número de Mensagens : 4487
Idade : 66

MensagemAssunto: Re: Livros sobre Angola   Dom Ago 24, 2008 3:06 pm

Olá Adimasneto!

Passo a publicidade, mas o livro que indicas acima, "Na Rota de Diogo Cão" é um livro de leitura fácil... retrata a simplicidade do autor nestas lides e é uma aventura que se lê de seguida.

Quando comprei para mim, comprei logo mais dois para oferecer...

O autor é um dos moderadores do "Sanzalangola"...

Beijos.
Tina :flor:
Voltar ao Topo Ir em baixo
adimasneto
Membros Ativos
Membros Ativos


Pais Residente :
Localização : Luanda
Data de inscrição : 10/08/2008
Masculino
Número de Mensagens : 1133
Idade : 66
Humor : q.b. com Fair Play

MensagemAssunto: Re: Livros sobre Angola   Dom Ago 24, 2008 4:16 pm

Olá Tina,
Exactamente como bem diz.
Conheci o autor através do Sanzalangola. Ele fez-me a apresentação do seu livro e logo que fui de férias de Natal (2007), fiz a encomenda e recebi o livro. Li-o numa semana, porque é realmente de leitura fácil e entusiasmante.
Foi uma autentica odisseia, a viagem deles. É uma estória real, um tanto trágica e cómica.
Recomendo também.
ADN
Voltar ao Topo Ir em baixo
Carla Carinhas
Membros - Adm
Membros - Adm


Pais Residente :
Localização : Brasil - Paraná - Curitiba
Data de inscrição : 25/09/2007
Feminino
Número de Mensagens : 6397
Idade : 51
Humor : Sempre Alegre

MensagemAssunto: Re: Livros sobre Angola   Seg Ago 25, 2008 12:59 am

Olá a todos!
Nossa até que enfim vi um livro que tenho aqui ... bem não é bem meu é dos meus pais e como estes dias andei de roda do bau para pegar fotos e tudo que tinha de angola ... achei varios livros e o que chamnou a atenção foi bem este. "Na Rota de Diogo Cão" . Agora que vocês colocaram aqui .... vou ler.

Muito bom ... esta ficando barbaro.
Kiss a todos

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.connectmusicbox.com/
adimasneto
Membros Ativos
Membros Ativos


Pais Residente :
Localização : Luanda
Data de inscrição : 10/08/2008
Masculino
Número de Mensagens : 1133
Idade : 66
Humor : q.b. com Fair Play

MensagemAssunto: Re: Livros sobre Angola   Seg Ago 25, 2008 1:38 pm


Para quem se interessa pela história de Angola, este livro, tal como o seu título indica, é uma resenha histórica da evangelização em Mbanza Kongo.
Autores: Padre Francisco Ntanda e Frei Rino Vezzù.
Editorial Nzila
Voltar ao Topo Ir em baixo
adimasneto
Membros Ativos
Membros Ativos


Pais Residente :
Localização : Luanda
Data de inscrição : 10/08/2008
Masculino
Número de Mensagens : 1133
Idade : 66
Humor : q.b. com Fair Play

MensagemAssunto: Re: Livros sobre Angola   Qua Ago 27, 2008 10:52 am



Este livro reúne os meus principais artigos sobre a História de Angola nos séculos XVI e XVII, publicados em diversas línguas, ao longo de cerca de vinte e cinco anos. A publicação de uma primeira versão alemã, muito mais pequena e sem notas de referência, deveu-se fundamentalmente ao interesse encorajador e obstinado de alguns angolanos. Já nessa altura eu tinha esperança de que um dia também eles teriam acesso a esta obra traduzida para português.

No centro do livro está o reino do Ndongo e os seus conflitos com os conquistadores portugueses. A selecção dos artigos foi ligeiramente alterada em relação à edição alemã.

Todos os artigos foram revistos para a edição portuguesa. Mas tal como na edição original, mantiveram-se, para melhor compreensão, certas repetições, em especial pequenas informações de fundo e explicações de termos africanos, uma vez que quando o manuscrito foi concluído, não se sabia se o livro poderia ser publicado com o índice e glossário correspondentes.

Da autora: Beatrix Heintze

Editora: Kilombelombe
Voltar ao Topo Ir em baixo
Maria Ernestina Carvalho
Membros Ativos
Membros Ativos


Pais Residente :
Localização : Portugal
Data de inscrição : 11/05/2008
Feminino
Número de Mensagens : 4487
Idade : 66

MensagemAssunto: Re: Livros sobre Angola   Qua Ago 27, 2008 5:05 pm

Olá Adimasneto!

Será que iremos encontrar estes livros por cá?!!!

Talvez... é uma questão de procurarmos... talvez na FNAC...

Já vou dar uma "espreitadela" um dia destes... Estou curiosa!!!


Beijos.
Tina :flor:
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Livros sobre Angola   Hoje à(s) 4:11 pm

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Livros sobre Angola
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 8Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Dúvida sobre vitrines
» Filme sobre modelismo
» Falar sobre mim(filipao3)!
» Força sobre-humana / Super-força
» Chrono Trigger - Figurinhas Repetidas(Preciso dessas figurinhas)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Angola-África :: Livros Sobre Angola-
Ir para: